TEXTO FOTOGRÁFICO E ENSINO DE HISTÓRIA: O USO DA ICONOGRAFIA NA COMPREENSÃO DE UMA TEMPORALIDADE

Maxsuel Pereira Barbosa, Renata Silva de Oliveira Galvão

Resumo


Pensar a fotografia como testemunho histórico, sujeito a leitura e análise, para entendimento de uma temporalidade, exige uma revisão conceitual dos campos Imagem e História, bem como um aprofundamento teórico nas especificidades de cada área. Assim, este estudo objetiva revisar as teorias e conceitos que auxiliam a leitura da fotografia como documento histórico e permitem seu uso no ensino. Para desenvolver esse trabalho, fundamentou-se no construto teórico de Le Goff (1985), buscando a compreensão da concepção de documento histórico; em Peter Burke (2000) e a necessidade do historiador de se debruçar sobre os textos visuais naquilo que definiu como fenômeno histórico-social do lembrar, que é um processo sempre seletivo; assim, retomou-se Philippe Dubois (2004), para entender a fotografia como uma ação humana dotada de escolhas e intenções. Este trabalho está dividido em três pontos fundamentais: história e imagem, técnica fotográfica e ensino de história. Desse modo, por meio do processo de interpretação histórico-testemunhal, identificou-se que as produções humanas constituem sentido não apenas no momento de produção, mas também em seu processo de análise historiográfica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.