A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Alyne Otávia Filgueira de Paiva, Elizabeth Botelho de Cedro, Rosimeire Cristina Andreotti, Gisele Silva Lira de Resende

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a importância da interdisciplinaridade no ensino superior, desde as atitudes necessárias para se vivenciar um trabalho interdisciplinar, que rompa com a fragmentação dos conteúdos, até ultrapassar o conhecimento teórico para o plano prático. O trabalho utilizou-se de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, de objetivos explicativos. O método utilizado foi o método dedutivo-monográfico, que busca contribuir para maior compreensão do assunto. Baseou-se essencialmente nas ideias dos autores, como: Fazenda (2009), Masetto (2012) e Japiassu (1994). A pesquisa demonstrou que a interdisciplinaridade constitui condição necessária para melhoria do ensino superior, uma vez que orienta a formação global do homem, dando sentido e direção para o conhecimento adquirido em seu processo de formação. Conclui que o exercício da interdisciplinaridade nas Universidades requer mudanças de todos os envolvidos no processo educacional. Essas mudanças passam pela reformulação dos currículos, preparação dos professores, trabalho integrado e projetos coletivos de pesquisa e extensão. A atividade de extensão traz à prática o conhecimento tratado em sala de aula, sendo um caminho para a Universidade chegar até a sociedade, por meio de ações de prestação de

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ISSN: 2238-8524

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