A CULTURA AFRO-BRASILEIRA E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO

Regina Silva Bonfim, Michele Salete Reis, Elisiane Medianeira Moro Tolio, Marli Wagner Adams

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar a importância da diversidade cultural na sociedade. O objetivo foi o de compreender a abordagem dada à cultura afro-brasileira no livro didático do 4º ano do ensino fundamental. A metodologia utilizada parte da pesquisa qualitativa a partir de leituras realizadas na Lei de Diretrizes e Bases (9394/96), Lei 10639/03, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), dentre outros, que possibilitaram a fundamentação teórica. A pesquisa campo foi realizada com uma turma da 2ª fase do 2º ciclo (4° ano), em uma escola da rede estadual de Barra do Garças-MT e entrevista com a professora da referida turma. A pesquisa possibilitou a compreensão da importância de trabalhar com a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” em sala de aula para além do proposto pelo livro didático. Isso ficou evidenciado pela forma como a professora desenvolveu o assunto ao valorizar o contexto histórico, para que os alunos possam se reconhecer e respeitar a cultura do outro.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.