TENSÕES E DESAFIOS DE ENSINO APÓS A LEI 10.639/03 PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Erotildes Pereira Leite, Epaminondas de Matos Magalhães

Resumo


O presente artigo propõe uma pauta de discussões acerca das relações étnico- raciais, a partir da qual objetiva proporcionar uma reflexão teórica sobre as tensões e desafios da inserção da lei nº 10.639/03, no currículo escolar, como um marco positivo no combate à desigualdade racial, alicerçado por estratégias de ensino que colaboram para uma educação cidadã, verdadeiramente inclusiva e antirracista. Desenvolver um ensino que vise uma educação antirracista prima pelo respeito à diferença e à diversidade. Ela não pode isentar-se do compromisso com os mais necessitados e fragilizados por um sistema desumano e preconceituoso. Educar, respeitando as diferenças, requer mais do que o cumprimento das obrigações curriculares, exige uma postura ética e valorativa diante da cultura dos negros e afrodescendentes, que continuam sofrendo discriminações nos espaços escolares.

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ISSN: 2238-8524

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